A Lei Lucas (13722/18) foi sancionada dia 04/10/2018, obrigando as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a prepararem seus profissionais e funcionários para atendimentos de primeiros socorros.
A necessidade dessa lei foi exposta depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um passeio escolar. O menino sofreu asfixia mecânica, por ter engasgado com um pedaço de alimento servido no lanche e não ter recebido os primeiros socorros de forma rápida e adequada.
Cumprindo com a exigência da Lei Lucas (13722/18), as creches do NAF passaram por um dia intenso de treinamento e capacitação para reconhecer os sinais de engasgo, asfixia, desmaio e saber agir de forma eficiente no socorro das crianças ou de qualquer pessoas que precise de ajuda.
Segundo a NR-7 – Norma Regulamentadora No. 7 do Governo Federal, é obrigação das empresas garantir a capacitação em primeiros socorros aos colaboradores. O NAF contou com a colaboração do Você que salva, para aplicação do treinamento, que aconteceu em duas etapas: teórica e prática.
Parte teórica: Apresentação de protocolos de salvamento atuais e reconhecidos mundialmente. Parte prática: Simulação de situações reais e estações práticas de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e uso do desfibrilador externo automático (DEA).
Cumprindo os objetivos centrais do curso: Reconhecer situações de risco à saúde; Prestar Primeiros Socorros; Realizar compressões torácicas de qualidade; Aliviar Asfixia/Engasgos; Usar um Desfibrilador Externo Automático; Primeiros socorros básicos (incluindo segurança no cenário, identificação do problema, chamada de ajuda); Emergências médicas (incluindo ações para alívio de asfixia, sangramentos, fraturas, alergias, convulsões, afogamentos, parada cardiorrespiratória etc.); RCP + DEA em adulto RCP; RCP + DEA em crianças e bebês; Aliviar Asfixia/Engasgos e Usar um Desfibrilador Externo Automático.