No Projeto Bem Viver, acreditamos que envelhecer com dignidade é mais do que oferecer acolhimento — é também garantir estímulos que preservem a autonomia, a autoestima e a saúde mental dos nossos alunos.
Em uma das atividades realizadas recentemente, propusemos uma dinâmica de memória em grupo. O desafio era prestar atenção aos números e às palavras ocultas, numa dinâmica que lembrava o clássico jogo da memória.
A proposta era simples — mas os efeitos são profundos.
Ao exercitar a memória de curto e longo prazo, a atenção seletiva e a concentração, os participantes também ativam áreas do cérebro responsáveis pela linguagem, pelo raciocínio lógico e pela orientação temporal. Isso fortalece conexões neurais e contribui para a prevenção de declínios cognitivos, como os causados pelo Alzheimer e outras demências.
Mas para além dos benefícios cognitivos, essa roda de memória foi também uma roda de afeto. Ao rirem juntos de esquecimentos, comemorarem acertos e se apoiarem mutuamente, os alunos do Bem Viver reforçaram vínculos, ampliaram a socialização e reafirmaram seu papel ativo dentro da comunidade.
É por enxergar essas necessidades que o Núcleo Assistencial Fraterno mantém, com tanto carinho, o Projeto Bem Viver: um espaço gratuito de cuidado, movimento e estímulo intelectual para adultos maduros e idosos. Um lugar onde memória e pertencimento andam de mãos dadas.
Cada dinâmica, cada roda, cada partilha é um lembrete: cuidar da mente também é um ato de amor.
Se você acredita no poder transformador dessas iniciativas, acompanhe nosso trabalho. Apoiar o NAF é investir em um envelhecimento mais ativo, digno e feliz.